Utilizando CFD (computational fluid dynamics) é possível simular no computador quaisquer tipo de vazamento e prever os locais onde serão obtidas concentrações acima do limite detectável e posicionar os detectores onde serão realmente efetivos. O número total de detectores de gases combustíveis ou tóxicos é otimizado considerando diversas condições de vazamento e direções de ventos, podendo considerar 100% dos possíveis pontos de vazamento.
O uso desta solução computacional por CFD substitui as ferramentas tradicionais de cálculo de dispersão, normalmente baseadas em modelos gaussianos que não consideram a iteração dos ventos frente a obstáculos e que podem mudar a direção das nuvens de gás.
O uso de CFD apresenta excelentes resultados em avaliações de dispersão de poluentes ou gases tóxicos de chaminés de fábricas industriais próximas a zonas povoadas ou áreas de proteção ambiental facilitando a aprovação dos projetos perante órgãos ambientais nacionais e internacionais.
Estudos de dispersão de gases podem ser utilizados para:
- Elaborar o projeto otimizado do sistema de detecção de gases em qualquer tipo de unidade.
- Avaliar a quantidade e níveis explosivos ou tóxicos de grandes vazamentos.
- Comprovar e estabelecer a localização y altura de sistemas de Vents.
- Analisar a consequência da dispersão de gases de descargas de caldeiras geradoras de potencia, motores, etc, em locais onde há presença de personas e/ou sua consequência sobre áreas de aterrissagem e decolagem de aeronaves.
- Comprovar e estabelecer localização e altura de chaminés de unidades de geração de energia ou fábricas para cumprir com as exigências de órgãos ambientais nacionais ou internacionais.